PROJETOS DE PESQUISA EM QUE ATUA (ATUOU)

2016 - 2019 - Temas, formas e obsessões do romance contemporâneo: invariáveis

Descrição: Trata-se de um projeto de investigação que considera o romance como forma literária, fenômeno cultural, social e humano e não se atém às determinações nacionais cujo objetivo principal é estabelecer leituras críticas de obras diversas desse gênero com vistas à pluralidade da forma, dos temas e obsessões. Isso significa dizer que as pesquisas aqui situadas terão contribuições para o âmbito da teoria literária, da literatura comparada, e outros campos diversos do literário.

Integrantes: Pedro Fernandes de Oliveira Neto - Coordenador / Elida Karla Alves de Brito - Integrante / Luã Reis dos Santos Mota - Integrante / Francisco Bruno Ferreira de Oliveira Bezerra - Integrante / Paulo Rafael Bezerra Cardoso - Integrante


2010 - 2012 - O espaço reservado ao ensino de Literatura em curso de Letras

Descrição: A presente pesquisa se propõe a estudar o espaço reservado ao ensino de Literatura em Cursos de Letras dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, os dados serão coletados nas Matrizes Curriculares, Ementas, Programas de Disciplinas e nos Projetos Pedagógicos de todos os cursos em análise. A opção por essa temática se deu em virtude da necessidade de compreendermos melhor como funciona o trabalho com a literatura no ensino superior. Além disso, as discussões sobre as novas diretrizes curriculares para as licenciaturas, a relação teoria-prática nessa modalidade de ensino e a atuação profissional de seus egressos têm provocado intenso debate nos departamentos acadêmicos sobre a temática e apontado para a necessidade de desenvolvermos estudos acerca do ensino de literatura na universidade. Assim sendo, objetivamos investigar como se desenvolve o ensino de Literatura em cursos de Letras/Português de IES, dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo. Teremos como aporte teórico: como Bakhtin (1995, 2003), Geraldi (1994), Bronckart (1999), Chiappini, (2004); Freitas, (2003); Zilberman, (1986, 1989, 1991), Cereja, (2005); (Amorim, 2001); Bosi, (2000); Kleiman, Lajolo entre muitos outros. Os resultados dessa investigação poderão nos apresentar um quadro real de como esses cursos de Letras abordam o ensino de literatura, assim como trarão direcionamentos para as discussões que envolvem as políticas de formação de professores em Letras, e, ainda, pode contribuir para um redimensionamento dos projetos pedagógicos desses cursos.

Integrantes: Maria Edileuza da Costa - Coordenador / Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Afrânio Gurgel de Lucena - Integrante / Sebastião Francisco de Mesquita - Integrante / Larissa Cristina Viana Lopes - Integrante / Maria Lúcia Pessoa Sampaio - Integrante / Pedro Fernandes de Oliveira Neto - Integrante.


2009 - 2011 - A construção da identidade feminina e do imaginário em obras da literatura potiguar: de Nísia Floresta a Myrian Coeli

Descrição: Objetivamos com esse estudo fazer um mapeamento da construção da identidade feminina nas obras: Direitos das mulheres e injustiças dos homens (1832), Opúsculo Humanitário (1853) de Nísia Floresta; Horto (1900) de Auta de Souza; Navegos (1978) ) de Zila Mamede e Cantigas de amigo (1980) de Myriam Coeli, bem como compreender o universo imaginário de suas autoras. O ponto de partida da nossa pesquisa reside, principalmente, na análise da construção do feminino nas obras citadas, bem como na análise dos universos imaginários que delas resultaram, visto que há diferenças no estilo de cada uma das obras, pois estamos diante de autoras que têm como grande ponto de expressão modelos de beleza e de comportamentos diferentes. A grandeza dessas obras compõe uma teia simbólica que terá como resultado a exaltação da beleza, da fortaleza, da paixão, do aniquilamento. Essas inquietações nos encaminham a propor a importância de um estudo sistemático, a ser desenvolvido por meio de análise direta das personagens, fundamentando-nos nas teorias comparativistas para a explicação dessas questões, que, com certeza, são relevantes para a Literatura Potiguar..

Integrantes: Maria Edileuza da Costa - Coordenador / Antonia Marly Moura da Silva - Integrante / Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira - Integrante / Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Afrânio Gurgel de Lucena - Integrante / Sebastião Francisco de Mesquita - Integrante / Manoel Freire Rodrigues - Integrante / Pedro Fernandes de Oliveira Neto - Integrante.


2009 - 2011 - O texto literário nas aulas de língua materna da Escola Mun. Antônio de Carvalho de Oliveira: um estudo sobre a utilização do acervo Literatura em Minhas Casa e a Biblioteca na Escola

Descrição: A partir da investigação do trabalho com o texto literário nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental - EJA, fazer um diagnóstico de como o acervo literário do projeto Literatura em Minha Casa e Biblioteca na Escola estão sendo trabalhados, visando levantar dados e proporcionar, através de sugestões, melhores condições de interação professor/aluno/texto literário, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da Educação Básica no município de Rafael Fernandes-RN.

Integrantes: Maria Edileuza da Costa - Coordenador / Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Afrânio Gurgel de Lucena - Integrante / Sebastião Francisco de Mesquita - Integrante / Maria Eliene Costa - Integrante / Maria Janilene Nascimento VIiana Rodrigues - Integrante / Hiudevan Francisca Duarte - Integrante / Antonia Jânia Nascimento Viana - Integrante / Pedro Fernandes de Oliveira Neto - Integrante.


2007 - 2011 O discurso mitológico na Literatura

Descrição: Estudos da apropriação de personagens mitológicos femininos pela literatura. Objetiva-se investigar os discursos literários, considerando: (i) a presença de mitos femininos em obras diversas; (ii) o ressurgimento de personagens mitológicos femininos em textos literários contemporâneos; e (iii) a circulação literária do mito em suas múltiplas faces.

Integrantes: Maria Edileuza da Costa - Coordenador / Antonia Marly Moura da Silva - Integrante / Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Larissa Cristina Viana Lopes - Integrante / Pedro Fernandes de Oliveira Neto - Integrante.