- OLIVEIRA NETO, P. F. Todos os nomes. O fim de uma busca é o princípio de outra.
Apresentação de trabalho / comunicação no XXVII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), promovido pela ABRAPLIP, Belém, PA, 2019.

- OLIVEIRA NETO, P. F. José Luís Peixoto num território formado de reapropriações
Apresentação de trabalho / comunicação no Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (SINALLEN), promovido pelo Departamento de Letras Vernáculas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN, 2019.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Literatura e engajamento em José Saramago. 
Apresentação de trabalho / comunicação no IX Colóquio Nacional Leitura e Cognição / III Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e pelo Grupo de Estudos Sobre Narrativas Literárias e Midiáticas, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, 2019.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Imagens do espaço em Todos os nomes, de José Saramago.
Apresentação de trabalho / comunicação no XXVII Jornada Internacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), promovido pelo GELNE, Recife, PE, 2018.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Em Todos os nomes o sujeito vai para o espaço
Apresentação de trabalho / comunicação no XVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), promovido pela ABRALIC, Uberlândia, MG, 2018.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Clarice Lispector, as captações impossíveis do instante
IV Colóquio Nacional de Literatura, João Pessoa, PB, 2018.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Denominações do espaço em Todos os nomes, de José Saramago
Congresso Entre-Mares: a Literatura, Leitura do mundo, Garanhuns, PE, 2018.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Síntese sobre a temática do olhar na obra de José Saramago
XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), promovido pela ABRAPLIP, Curitiba, PR, 2017.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Anotações sobre a pertinência do sujeito no literário. Figurações.
Encontro acadêmico do Grupo de Estudos Humeanos, Rio de Janeiro, RJ, 2017.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Todos os nomes e os lugares da memória na ficção de José Saramago na XXV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) promovido pelo GELNE, Natal, 2014.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Valter Hugo Mãe e o trabalho de figuração do feminino no Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino promovido pela Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2014.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Marcas da Literatura Brasileira de 1930 na obra de José Saramago no VII Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB) promovido pelo PPLB, Rio de Janeiro, 2014.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Sobre a personagem em Claraboia, de José Saramago no X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários promovido pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Modos de figuração no romance de José Saramago - sobre a personagem em Claraboia no III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso promovido pelo Grupo de Estudos do Discurso, Mossoró, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Literatura e representação social, inquietações e possibilidades no II Colóquio de Estudos Críticos da Literatura (CECLIT) promovido pelo Grupo de Estudos Críticos da Literatura, Pau dos Ferros, 2013

- OLIVEIRA NETO, P. F. José Saramago, "pensar o mundo mais além do imediato" no XXIV Congresso Internacional da Associação dos Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) promovido pela Associação dos Professores de Literatura Portuguesa, Campo Grande, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. José Saramago e o elogio da tradição no I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia promovido pelo Grupo de Estética, Literatura e Filosofia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Desde o princípio o feminino como obsessão temática em José Saramago no XV Seminário Nacional e VI Seminário Internacional Mulher e Literatura promovido pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Temas, formas e obsessões em Claraboia, de José Saramago no II Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade promovido pela Universidade Federal de Viçosa e pela Universidade de Coimbra, Viçosa, 2013.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Memorial do convento, o espaço sugerido no VIII Colóquio de Estudos Barrocos e II Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas promovido Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-Brasileira, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2012.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Formas de representação da realidade portuguesa do fim do século XX nos romances de José Saramago e António Lobo Antunes no XIII Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada promovida pela Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Campina Grande, 2012.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. Rever para reelaborar no XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), Natal, 2012.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Visualidades do espaço na poesia de Augusto dos Anjos no I Congresso Nacional de Literatura (CONALI) promovido pela Universidade Federal da Paraíba e pela Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE), João Pessoa, 2012.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Seres em transmutação: a personagem na prosa romanesca de José Saramago no II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID) promovido pelo Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 011.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Mia Couto e o espaço da interdição, ler O fio das missangas no II Colóquio Internacional de Culturas Africanas (GRIOTS) promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Natal, 2011.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Ecos do Modernismo no Rio Grande do Norte no I Simpósio de Letras do Vale do Assu (SIMLEVA), promovido pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Açu, 2010.

 - OLIVEIRA NETO, P. F. Corpocidade. Uma leitura de "Capitães da Areia", de Jorge Amado no I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CNELL), promovido pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia e pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2010.

- OLIVEIRA F. A. S.; BATISTA, F. N. S; OLIVEIRA NETO, P. F. O tema do erotismo na poesia de Marize Castro no I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CNELL), promovido pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia e pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Fractais para uma leitura da constituição discursiva do romance Memorial do convento, de José Saramago no IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal (ENIL), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba e pelo Círculo de Estudos em Análise do Discurso da Paraíba, João Pessoa, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Sobre Literatura e ensino, considerações à procura de um sentido no VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (CMELP), promovido pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPTE) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo de Ensino-Aprendizagem (GEPPE), Pau dos Ferros, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Por uma educação pela literatura no VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (CMELP), promovido pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPTE) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo de Ensino-Aprendizagem (GEPPE), Pau dos Ferros, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. "A maior flor do mundo", de José Saramago - um conto virado da crônica no III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (Pós-LE/UFCG) e pela Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, Campina Grande, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. A liguagem que (des)constrói em "Leite Derramado", de Chico Buarque no I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (SINIEL), promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL), Recife, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Iracema, o feminino vazio e o vazio da identidade brasileira ou a construção do novo. Apresentação de Trabalho/Comunicação no XVI Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, 2010.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Do negro e das africanidades em José Saramago, o silêncio de uma prosa de inquietação. Apresentação de Trabalho/Comunicação) no  I Colóquio de Culturas Africanas (GRIOTS) promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Letras  (CCHLA) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, 2009.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Sobre "O conto da ilha desconhecida", de José Saramago - novas incursões. Apresentação de Trabalho/Comunicação na XVII Semana de Humanidades promovida pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, 2009. 

- OLIVEIRA NETO, P. F. Fragmentos do discurso mítico em "Memorial do convento". Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura (CECLIT) promovido pelo Grupo de Estudos Críticos da Literatura, Pau dos Ferros, 2009. 

- OLIVEIRA NETO, P. F. Até os limites da história: sobre novos mapas, destinos, rotas e cartografias em "O conto da ilha desconhecida", de José Saramago. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares promovido Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Programa de Pós-graduação em História (PPGH), Campina Grande, 2009.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Canção da Bahia, canção da liberdade. Uma leitura de "Capitães da areia", de Jorge Amado. Apresentação de Trabalho/Comunicação 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Encontro de Literatura Regional promovido pela Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UAL-UFCG), Cajazeiras, 2009.

- OLIVEIRA NETO, P. F.  "A maior flor do mundo", de José Saramago, um metatexto acerca da escrita literária. Apresentação de Trabalho/Comunicação no II Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE) promovido pelo Mestrado em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, Campina Grande, 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F.  "O conto da ilha desconhecida", de José Saramago, possíveis reflexões sobre o ser. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Seminário de Pesquisa em Letras (SEPEL) promovido pela Faculdade de Letras e Artes (FALA) e o Departamento de Letras e Artes, Mossoró, 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. "O conto da ilha desconhecida", uma metáfora do ser: notas e rotas para uma leitura do ser em Saramago diante do ser em Sartre. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Simpósio sobre o Ensino de Filosofia da UERN (SIMPHILO) promovido pelo Departamento de Filosofia (DFI), Curso de Filosofia de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Dimensões e Tessituras do feminino em "O conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago. Apresentação de Trabalho/Comunicação no IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades promovido pelo Mestrado em Literatura e Interculturalidade e pelo Centro Paraibano de Estudos do Imaginário da Universidade do Estadual da Paraíba, 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Diálogo entre dois S, notas para uma leitura do ser em Saramago diante do ser em Sartre, o caso d'"O conto da ilha desconhecida" Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Simpósio Idéia & Mímeses - Entre o poético e filosófico promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. O conto português e o conto saramaguiano, raízes e convergências Apresentação de Trabalho/Comunicação 2008 na VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP) promovida pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia e pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. O sagrado num ritual profano nas faces da prosa de José Saramago, uma leitura d'"O Evangelho segundo Jesus Cristo" - o episódio da barca. Apresentação de Trabalho/Comunicação no XV Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Uma leitura no "Horto", acerca do onírico e do etéreo na poesia de Auta de Souza. Apresentação de Trabalho/Comunicação no XV Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. O ser em "O conto da ilha desconhecida", de Saramago diante do ser sartriano: cartografias. Apresentação de Trabalho/Comunicação no  II Seminário de Pesquisa em Letras - (SEPEL) promovido pela Faculdade de Letras e Artes (FALA) e pelo Departamento de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. À esquina d'"As pequenas memórias": uma leitura das primeiras apropriações da (auto) biografia e da obra do escritor português José Saramago. Apresentação de Trabalho/Comunicação no III Encontro Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Departamento de Edução (DEPED) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Além das palavras: convergências literárias entre José Saramago e Jean-Paul Sartre. Apresentação de Trabalho/Comunicação no II Encontro Norte/Nordeste de Professores de Literatura Portuguesa (ENPLP) promovido pela Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) e peloDepartamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F.  Além das palavras, a literatura como arte engagée. Convergências literárias entre José Saramago e Jean-Paul Sartre. Apresentação de Trabalho/Painel no Encontro Internacional de Texto e Cultura promovido pelo Grupo de Pesquisa em Lingüística da Universidade Federal do Ceará (PROTEXTO), Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará, 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. ; LEANDRO, A. L. A. L. As identidades sociais na relação professor-aluno na contemporaneidade, diálogos possíveis pela psicologia social de Anselm Struass. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) promovido pelo Departamento de Educação e pelo Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia, .2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. A marca regionalista como elemento constituinte do moderno texto poético: um estudo do poema "Episódio", de Carlos Drummond de Andrade. Apresentação de Trabalho/Comunicação, no I Colóquio de linguagem e discurso (CONLID) promovido pela Faculdade de Letras e Artes (FALA), Departamento de Letras Vernáculas (DLV), Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), Departamento de Artes (DART), Grupo de Estudos do Discurso (GEDUERN) e Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GPELL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Para além do escrito, a literatura como arte engagée: diálogos possíveis entre José Saramago e Jean-Paul Sartre. Apresentação de Trabalho/Comunicação na XVI Semana de Humanidades promovida pelo Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2008.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Uma breve análise do espaço em "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Apresentação de Trabalho/Comunicação no IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL) promovido pelo Centro Acadêmico de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. A intencionalidade e aceitabilidade no texto publicitário. Apresentação de Trabalho/Comunicação no IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL) promovido pelo Centro Acadêmico de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Uma análise na relação professor-aluno pela ótica da psicologia social de Anselm Strauss. Apresentação de Trabalho/Comunicação na XV Semana de Humanidades promovida pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. O papel sócio-político da personagem Juliana em "O primo Basílio", de Eça de Queirós. Apresentação de Trabalho/Comunicação no I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 2007

- OLIVEIRA NETO, P. F. Amor versus querer: a dicotomia do feminino no romantismo nas obras "Viagens na minha terra", de Garret e "Amor de perdição", de Camilo Castelo Branco. Apresentação de Trabalho/Comunicação no XIV Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F.  Por uma inclusão da literatura popular como prática discursiva no ensino de Língua Portuguesa. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação no XIV Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Um Deus diabo, um Diabo deus: reflexões acerca do sagrado/profano em "O evangelho segundo Jesus Cristo", de José Saramago. Apresentação de Trabalho/Comunicação no Fórum Acadêmico de Letras (FALE) promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Os fatores pragmáticos da intencionalidade e da aceitabilidade no hipertexto publicitário. Apresentação de Trabalho/Painel no II Encontro Nacional sobre Hipertexto promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Ceará (PROTEXTO), pelo Programa de Pós-gradução em Linguística (PPGL), Núcleo de Estudos do Textos (NEHTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. "O Conto da Ilha desconhecida, possíveis reflexões sobre o ser. Apresentação de Trabalho / Comunicação no I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem (CONEL) promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) e pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. Do ensino de gramática no ensino fundamental: atuais perspectivas e deficiências em uma turma de 7a série na Escola Est Pe Sátiro Cavalcanti. Apresentação de Trabalho / Comunicação no XIV Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, 2007.

- OLIVEIRA NETO, P. F. A intencionalidade e a aceitabilidade no discurso publicitário. Apresentação de Trabalho / Comunicação no X Encontro Potiguar de Estudantes de Letras (EPEL) promovido pelo Centro Acadêmico de Letras (CALET) Jorge Fernandes e pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2006.